segunda-feira, novembro 28

4. Quais as Principais diferencas entre o sistema Parceria e Colonato?

Na época, tinha uma forma que os fazendeiros ganhavam dinheiro injustamente chamado Parceira. O que os fazendeiros faziam era que eles chamavam pessoas da Európa, que precisavam trabalho urgentemente e estvam sem dinheiro, e pagavam sua viagem para o Brasil, que no tempo era muito cara. Após chegar, os fazendeiros falavam para os imigrantes que para pagar suas dividas, teriam que trabalhar para ele sem paga. Para comer, ele emprestava comida do almazen do fazendeiro, e por isso ficavam permanentemente endividados com o fazendeiro. Isto aconteceu muito com os Italianos que, sem dinheiro e sem conhecimento do que acontecia no Brasil, mordiam a isca.

Isto não deu certo por muito tempo porque depois os imigrantes se revoltavam contra seus fazendeiros, como na Revolta de Ibicaba, e então os fazendeiros comecaram a seguir outro sistema: o sistema Colonato. Neste sistema, o fazendeiro pagava o colono pelo seu trabalho no cafezal e dada a permissão de ter um pedazo de sua terra para poder plantar sua comida ou criar animais para ele ou até para a venda. Este sistema era muito melhor para os imigrantes e aceitaram felizmente.

Um comentário: