quarta-feira, novembro 30

9. As plantações de café ajudaram destruir parte da Mata Atlântica. Pesquissem sobre isso e deem sugestões para restaurar a floresta.

A Mata Atlântica e atualmente a segunda floresta mais ameaçada de extinção do mundo. So resta 90% da floresta tropical, e do que falta, 75% das espécies encontradas nelas são acreditadas estarem em extinção. Esta deflorestação comecou logo que os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, quando quase acabaram com todo o pau-Brasil, uma arvore nativa a Mata Atlântica. As expansão de platações de café nos séculos XIX e XX afetou muito a floresta tambem. Com tanta demanda, mais terra se precisava para plantar, levando os fazendeiros a destruir mais e mais arvores e florestas para continuar a produção. Para que saibam um pouco do grande efeito que teve isto, entre 1900 e 1995 cerca de 500.317 ha (hectares) foram desmatados. A area que ocupava a Mata Atlântica originalmente era 1.315.460 km2; Agora o que sobra é 102.012 km2, 7,91% da área original.

Atualmente tem muitas associações tentando ajudar a floresta com tanta bio-diversidade para restaura-la ao normal, ou pelo menos parar a extinção de tantas espécimens que habitam-la. Na nossa opinião, não muito pode ser feito agora para salvar a floresta agora, já que resta muito pouco dela. O que pode ser feito, como uma última tentativa para salvala, sería passar leis mais rígidas que parem o desflorestamento da Mata Atlántica. Para cortar qualquer arvore, se precisaria uma permissão do governo, e seria um número de árvores bem pequeno, para pesquisas ou alguma coisa científica que benefície a floresta. Tambem, o governo deve investir mais dinheiro em pesquisas e grupos para que ajudem a salvar estas florestas. Dinheiro deve ser dado para estas organizações para que possam conduzir as pesquisas cientificas e possam inventar soluções novas para ajudar esta floresta que quase não existe mais. Estas são algumas coisas que o governo deve fazer para salvar esta floresta tão bio-diversa, tão extraordiária, e tão importante para o Brasil.

8. Por que aconteceu a Revolta de Ibicaba? Pode-se afirmar que existe trabalho escravo no Brasil?

Em 1817, foi fundada, pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, a Fazenda Ibicaba foi umas das mais importantes a época. Foi a primeira em substituir mão-de-obra escrava por imigrantes Alemães e Suíços, principalmente. Passaram-se anos, e os europeus imigrantes sentiram-se oprimidos pelas inúmeras dívidas (chegavam ao Brasil endividados por terem que pagar a viagem). Pela causa das más condições de vida, foi gerada a revolta dos Colonos em 1856, liderada pelo Suíço Thomaz Davatz. Isso fez com que as forças suíças reconhecessem as condições dos colonos.

Existe, ainda hoje, a prática de mão-de-obra no Brasil. De fato, houve o caso da famosa loja de marca "Zara", que foi flagrada três vezes por conduzir a prática de escravos para produção de suas roupas (trabalhadores não podiam sair do local sem autorização). Os trabalhadores, forçados a trabalhar inúmeras horas diariamente, vivem em condições ruins-péssimas. Sem contar que os locais de trabalhos são sujos, sem ventilação, apertados, crianças correndo por volta das máquinas e com a fiação elétrica exposta. Poucas vítimas foram libertadas e levadas de volta aos seus países, Peru e Bolívia.

A escravidão é algo que dificilmente vai ser esquecida na história humana. Mas isso não elimina a possibilidade de diminuir o ato. Trabalhadores deviam ser protegidos pelo governo e ser monitorados durante as horas de trabalho. Qualquer complicação contra os direitos trasbalhistas deveria ser reconhecido pelo governo. Leis deveriam ser passadas contribuindo á proteção dos trabalhadores.

7. Antecedentes

Como a maioria da população brasileira tendo descendentes de outros países, eu e a minha dupla nesse projeto, Fabian Fuxa, temos antecedentes fora do Brasil. Na família de Fabian, seu tataravô imigrou da Espanha no período colonia para Cuba em busca de emprego e melhores condições de vida. Após sua morte, seu filho, cujo sobrenome era Hernadez, imigrou para Porto Rico, onde fundou uma companhia de refrigerantes. Até hoje, sua família continua tendo sangue Porto Riquense puro.


A minha história (Giovanni), teve a origem na Itália, onde uma grande porção da minha família foi criada. Meu próprio nome, Giovanni Marcello Turra tem origem italiana. Não sei muito sobre os meus antecedentes, mas sei 100% que uma grande quantidade do meu sangue é italiano.

6. Imagens que representa a chegada de imigrantes no Brasil.

Imigrantes Japonêses colhendo o café

Barco que levava os imigrantes para o Brasil
(mostra a quantidade de europeus que vieram para o Brasil)


Plantação de Café no século XIX e XX


Trabalhadores na Plantação de Café

Trem que modernizou o brasil e ajudou a exportação de café e a imigração.









segunda-feira, novembro 28

4. Quais as Principais diferencas entre o sistema Parceria e Colonato?

Na época, tinha uma forma que os fazendeiros ganhavam dinheiro injustamente chamado Parceira. O que os fazendeiros faziam era que eles chamavam pessoas da Európa, que precisavam trabalho urgentemente e estvam sem dinheiro, e pagavam sua viagem para o Brasil, que no tempo era muito cara. Após chegar, os fazendeiros falavam para os imigrantes que para pagar suas dividas, teriam que trabalhar para ele sem paga. Para comer, ele emprestava comida do almazen do fazendeiro, e por isso ficavam permanentemente endividados com o fazendeiro. Isto aconteceu muito com os Italianos que, sem dinheiro e sem conhecimento do que acontecia no Brasil, mordiam a isca.

Isto não deu certo por muito tempo porque depois os imigrantes se revoltavam contra seus fazendeiros, como na Revolta de Ibicaba, e então os fazendeiros comecaram a seguir outro sistema: o sistema Colonato. Neste sistema, o fazendeiro pagava o colono pelo seu trabalho no cafezal e dada a permissão de ter um pedazo de sua terra para poder plantar sua comida ou criar animais para ele ou até para a venda. Este sistema era muito melhor para os imigrantes e aceitaram felizmente.

5. Quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil durante o século XIX, descubra a suas nacionalidades e quantidade.

(Japonêses)






(Judeus)




Portuguêses





3. Explique por D. Pedro II criou a Lei de Terras logo após a criação da Lei Eusébio de Queiroz.

A Lei Eusébio de Queirós proibia definitivamente a entrada de escravos no Brasil. Com isso, D. Pedro II temia a possibilidade de uma crise pela falta de mão-de-obra, pois Brasil era dependente nas mãos dos escravos. Com isso, no mesmo ano (1850), o rei criou a Lei de Terras. que um indivíduo só iria virar um dono de terra pela compra; doação ou posse ficavam proibídas. Todo proprietário de terra tinha de pagar um imposto territorial e com isso, ex-escravizados, imigrantes e pobres eram excluídos do acesso de terra. Para sua sobrevivência, era necessário trabalhar para grnades proprietários e comerciantes.

Com essa lei, a economia não iria falhar pelos altos impostos pagos pelos proprietários e pelas compras de terras.

Introdução do Blog

Neste blog, professor Lucas Robles entregou 6 questões para analizar o efeito da produção cafeeira no Brasil. Estaremos respondendo as perguntas sobre a imigração no Brasil no século XIX e a produção do produto. O objetivo dessa pesquisa é compreender o efeito das imigrações e a economia baseada no café brasileiro.

As perguntas eram:

1. Porque os imigrantes vieram para o Brasil? Qual a relação com a Léi Eusébio de Queiros de 1850?

2. Porque os produtores de café preferiam empregar imigrantes europeus ao invés de trabalhadores livres nacionais?

3. Explique porque D. Pedro II criou a Léi de Terras logo após a criação da Léi Eusébio de Queirós.

4. Para incentivar a imigração, o governo crioudois sistemas de apoio, a Parceira e o Colonato. Pesquisem o significado dos dois sistemas, para descobrirem suas principais diferenças.

5. Quais foram os principais grupos de imigrantesque vieram para o Brasil durante o século XIX, descrubra a suas nacionalidades e quantidade.

6. Pesquisa iconográfica: Os alunos devem pesquisar imagens que retratem a chegada e a vida dos imigrantes em São Paulo.

2. Porque o produtores de Café preferiram empregar imigrantes europeus ao invés de trabalhadores livres nacionais?

O trabalhador europeu, que imigrou para o país tropical em 1820, parecia ser mais eficiente do que o trabalhador livre nacional. Os Brasileiros foram dados o apelido de "folgados", por que trabalhavam pouco ou com pouca vontade.

Melhores do que escravos por que eram fiéis ao pagamento de seus senhores, os europeos provaram a nós brasileiros que a nossa raça, indenpendente das nossas virtudes, deveria ter um senso daqueles que vieram da Alemanha, Portugal, Espanha, Italia e outros.

1. Porque os imigrantes vieram para o Brasil? Qual a relação com a Lei Eusébio de Queiroz de 1850?

Os imigrantes vieram para o Brasil apartir do início do século XIX (1818-1820) em busca de trabalho, já que esta "terra nova" tinha pouca população na época e acabava de ser independente (1822). Com a Léi Eusébio de Queirós, que proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil, os senhores de engnhos e fazendeiros que produziam café precisavam de mais trabalhadores lívres para ocupar o lugar dos escravos. Com tanta necessidade para trabalhos, imigrantes da alemanha, suíça, espanha, italia, japão e portugual vieram para trabalhar e achar emprego.