A Lei Eusébio de Queirós proibia definitivamente a entrada de escravos no Brasil. Com isso, D. Pedro II temia a possibilidade de uma crise pela falta de mão-de-obra, pois Brasil era dependente nas mãos dos escravos. Com isso, no mesmo ano (1850), o rei criou a Lei de Terras. que um indivíduo só iria virar um dono de terra pela compra; doação ou posse ficavam proibídas. Todo proprietário de terra tinha de pagar um imposto territorial e com isso, ex-escravizados, imigrantes e pobres eram excluídos do acesso de terra. Para sua sobrevivência, era necessário trabalhar para grnades proprietários e comerciantes.
Com essa lei, a economia não iria falhar pelos altos impostos pagos pelos proprietários e pelas compras de terras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário