Em 1817, foi fundada, pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, a Fazenda Ibicaba foi umas das mais importantes a época. Foi a primeira em substituir mão-de-obra escrava por imigrantes Alemães e Suíços, principalmente. Passaram-se anos, e os europeus imigrantes sentiram-se oprimidos pelas inúmeras dívidas (chegavam ao Brasil endividados por terem que pagar a viagem). Pela causa das más condições de vida, foi gerada a revolta dos Colonos em 1856, liderada pelo Suíço Thomaz Davatz. Isso fez com que as forças suíças reconhecessem as condições dos colonos.
Existe, ainda hoje, a prática de mão-de-obra no Brasil. De fato, houve o caso da famosa loja de marca "Zara", que foi flagrada três vezes por conduzir a prática de escravos para produção de suas roupas (trabalhadores não podiam sair do local sem autorização). Os trabalhadores, forçados a trabalhar inúmeras horas diariamente, vivem em condições ruins-péssimas. Sem contar que os locais de trabalhos são sujos, sem ventilação, apertados, crianças correndo por volta das máquinas e com a fiação elétrica exposta. Poucas vítimas foram libertadas e levadas de volta aos seus países, Peru e Bolívia.
A escravidão é algo que dificilmente vai ser esquecida na história humana. Mas isso não elimina a possibilidade de diminuir o ato. Trabalhadores deviam ser protegidos pelo governo e ser monitorados durante as horas de trabalho. Qualquer complicação contra os direitos trasbalhistas deveria ser reconhecido pelo governo. Leis deveriam ser passadas contribuindo á proteção dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário